09 agosto 2006

Recursos audiovisuais: uso de vídeo na sala de aula

Apresentei dois vídeos para a turma:
  • Avanços Tecnológicos x Problemas da Humanidade: apresenta os principais avanços tecnológicos feitos pelo homem e como isto influenciou positivamente no seu bem estar e, por outro lado, os muitos problemas da humanidade que ele ainda não conseguiu resolver...
  • A Fuga do Moinho: um desenho animado sem fala que através de metáforas mostra o problema das drogas na família até a sua destruição.

Discutimos formas de trabalhar com vídeo na aula. A principal delas foi a sensibilização pois desperta no aluno e cria condições de a partir dele iniciar um debate ou um trabalho qualquer.

Sobre o audiovisual:
As emoções provocadas pela interação dos elementos audiovisuais, são portadores de idéias e provocam grandes momentos de aprendizagem.

Bibliografia:
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, p.27-35, jan./abr. 1995. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm>.

BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador (título original: Les nouveaux modes de comprendre, Paris, Éditions du Centurion, 1983); tradução de Maria Cecília Oliveira Marques. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.

FÉRRES, Joan. Pedagogia dos meios audiovisuais e pedagogia com os meios audiovisuais. In: SANCHO, Juana M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre : Artmed, 1998. p.127-155

6 Comments:

At terça-feira, 29 abril, 2008, Blogger odisseia nomade said...

Gostaria de ter a copia da fuga do moinho....beijos

 
At domingo, 11 maio, 2008, Anonymous Anônimo said...

ola, outro dia estava assistindo o TV Escola: Ensino Fundamental e tive a sorte de assistir o video A fuga do moinho que achei fenomenal. Seria possivel conseguir uma copia desse video? Obrigada
meu e-mail e blueperla@gmail.com

 
At domingo, 15 março, 2009, Anonymous Anônimo said...

Assisti ontem (14/03) o vídeo "A Fuga do Moinho" na TV Escola. Por favor, como posso conseguir uma cópia?
Meu e-mail é mpj@saldaterra.org.br
Muito obrigada,
Marisa

 
At domingo, 15 março, 2009, Blogger Henrique Monteiro Cristovão said...

Marisa e demais colegas, vocês tem que procurar no acervo da TV ESCOLA mais próximo da sua casa (é um programa do Governo Federal que normalmente fica na secretaria de educação do seu estado).
Lá eles te emprestam uma cópia.
Abraços, Henrique.

 
At quinta-feira, 02 abril, 2009, Anonymous Ana said...

Post super interessante. muito esclarecedor.
Ae entra no meu site: Sempre mais estética-BH
Foi otimizado pela Namp: Namp-BH

 
At terça-feira, 12 maio, 2009, Anonymous Julhyana said...

Muito legal, o trabalho parece super interessante... Adorei...
Visita meu site:
Solviver PiscinasTrabalhamos com piscina de vinil, piscina de alvenaria,piscina de fibra e todos os produtos e acessórios para sua piscina (filtros,bomba,produtos químicos,spas,escadas,cascatas, iluminação, capas para piscinas,aquecedores...).
Sugestão: Atelier do sofá

 

Postar um comentário

<< Home